Pré-stacking: você sabe como funciona?
O serviço de transporte e armazenamento de cargas em contêineres possui um processo muito bem desenhado. Esse processo ajuda a prevenir falhas, o que é muito importante para reduzir qualquer risco de perda de tempo e dinheiro para as empresas que precisam desse tipo de serviço.
Pré-stacking é o nome que se dá a uma das fases desse processo muito bem delimitado de transporte de cargas. Continue lendo para saber mais sobre o que é e como funciona o pré-stacking:
O que é pré-stacking?
Para que um navio possa atracar em um terminal de contêiner, é preciso que ele seja submetido a um sistema de sequência de atracação, regulado pelo que chamamos de janelas de atracação (mapa de janelas). A delimitação de uma sequência de atracação garante, de forma bastante organizada e eficaz, a reserva do berço para cada navio em um dia e horário específicos.
Para garantir que a carga esteja no terminal do contêiner dentro do prazo de atracação estipulado para o navio que irá recebê-la, muitas vezes as empresas optam por transportar a carga até o terminal com antecedência e deixá-la armazenada no local até o momento de ser realizado o carregamento do navio. É para esse armazenamento prévio que se dá o nome de pré-stacking.
Como funciona o pré-stacking?
Quando se aproxima o momento de o navio atracar, é realizado o preparo dos contêineres que estão aguardando no pátio do terminal. Assim que o navio atraca, são inseridas as informações dele no sistema da Receita Federal do Brasil, e a partir daí as cargas podem ser carregadas para o navio.
Ficou com alguma dúvida?
Se restou alguma dúvida ou gostaria de saber mais informações sobre o pré-stacking, entre em contato conosco! Nossa empresa atua desde 2011 na área de transporte rodoviário, movimentação de contêineres e logística integrada.
Contamos com filiais e terminais no estado do Paraná, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul, e nosso maior objetivo é sempre entregar um trabalho de qualidade, garantindo rapidez e segurança para nossos clientes.