Logística de armazenagem: como funciona e por que é tão importante?
Armazenamento é um requisito para a maioria das empresas que fabricam, importam, exportam ou transportam mercadorias. Você pode ver isso como uma despesa, mas pode realmente fazer disso um investimento, economizar dinheiro e aumentar sua produtividade.
Afinal, a jornada do cliente não termina quando um pedido é feito. Um depósito oferece melhor controle sobre seu estoque e garante que os clientes receberão seus produtos no prazo, o que acaba resultando em lucros maiores.
Neste artigo, a VLP Transportes vai falar sobre como funciona a logística de armazenagem e porque ela é tão importante.
Como funciona a logística de armazenagem?
A logística de armazenagem abrange todos os fatores variados e complexos – organização, movimentação e gerenciamento – envolvidos no armazenamento. Isso inclui o fluxo do estoque físico.
A logística de armazenagem também abrange outras atuações, desde controle de pragas no armazém, manuseio de mercadorias danificadas, políticas de segurança, gestão de recursos humanos e devoluções de clientes. Em outras palavras, a logística de armazenagem envolve todas as políticas, procedimentos e ferramentas organizacionais necessárias para manter as operações do armazém funcionando sem problemas.
Melhor gerenciamento de estoque
Aproximadamente 8% das pequenas empresas não rastreiam seu estoque. Cerca de 24% não têm estoque. Isso geralmente resulta em remessas atrasadas, processamento de pedidos atrasado e experiência ruim para o cliente.
Os armazéns fornecem uma localização centralizada para suas mercadorias, tornando mais fácil rastrear e gerenciar seu estoque. Ao investir em um depósito, você armazenará, enviará e distribuirá produtos com mais eficiência. Se algo estiver fora de estoque, você saberá imediatamente e fornecerá opções alternativas aos clientes, em vez de deixá-los esperando por dias ou semanas.
Embalagem e processamento mais eficientes
A maioria dos depósitos fornece os equipamentos e suprimentos de que você precisa para armazenar, mover, embalar e processar os pedidos dos clientes. Porta-paletes, docas de carga e materiais de embalagem são apenas alguns exemplos. Dessa forma, você terá tudo em um só lugar, o que poupará tempo e dinheiro.
Um depósito permite que as empresas embalem e classifiquem suas mercadorias de acordo com os requisitos legais e as necessidades do cliente. O custo logístico é reduzido, enquanto a flexibilidade é maximizada. Esse tipo de instalação pode ser um local de distribuição ideal, eliminando a necessidade de organizar a coleta e contratar funcionários para gerenciar o atendimento.
Mais segurança
Além disso, os produtos armazenados em depósitos são normalmente segurados. Isso significa que você tem a garantia de receber uma indenização da seguradora em caso de dano, incêndio ou roubo.